domingo, 27 de setembro de 2009

Tempo de Vindimas

A produção de vinho na região da Beira Interior teve início durante a ocupação romana, mas foi no limiar do século XII, pelas mãos dos Monges de Cister, que esta se desenvolveu de forma muito significativa. Devido à sua posição geográfica relativamente ao mar e às direcções montanhosas central e nordeste o clima é mediterrânico continental, beneficiando a vinificação [tradicional] da agressividade invernosa, dada pela proximidade da Serra da Estrela, e dos Verões muito quentes e secos. Os solos onde prevalecem os xistos e arenitos, e as extremas condições climatéricas são bem suportadas pela criteriosa selecção de castas utilizadas, produzindo uvas aromatizadas de onde resultam vinhos macios e equilibrados.

Figueira de Castelo Rodrigo pertence à Região Demarcada da Beira Interior, sub-região de Castelo Rodrigo. As castas predominantes são no caso das uvas brancas, a Síria e Malvasia Fina e no caso das uvas tintas, o Marufo, Rufete, Touriga, Touriga Franca e Tinta Roriz.

Têm sido criados desde sempre, vinhos de incontestável qualidade, como o confirma, o notável número de prémios oficiais que têm sido atribuídos através dos anos à Adega Cooperativa de Figueira da Castelo Rodrigo.


Sub-Região Castelo Rodrigo
Os concelhos de Almeida (freguesias de Almeida, Castelo Bom, Junça, Malpartida e Naves) e Figueira de Castelo Rodrigo (excepto a freguesia de Escalhão).
Justificar completamente
CARACTERÍSTICAS:

Vinhos Tintos:
São vinosos, vivos e brilhantes enquanto jovens, intensos e equilibrados,
com raro bouquet quando estagiados e envelhecidos.

Vinhos Brancos:
De qualidade notória, com destaque para os de meia encosta de exposição a sudoeste,
são vinhos aromáticos, cheios e persistentes no sabor.

[Conheça a Rota Turística da Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior - aqui].

Sem comentários: