sexta-feira, 24 de julho de 2009

Recordações de Outrora

Abre-se hoje um novo espaço e um novo separador neste blog, a designar como Recordações de Outrora. Um espaço aberto a todos aqueles que queiram partilhar [num texto curto, não mais de 20 linhas] recordações que tenham da Reigada. Estão todos convidados a escrever e a enviar os textos das vossas memórias para AldeiaDaReigada@gmail.com.

~~oOo~~

Sensações de Outrora

«Já tiveram o privilégio de acordar a ouvir as vacas a mugir, as ovelhas a balir os pássaros a chilrear?

Era assim que se acordava na Reigada há uns anos. O sol entrava sem pedir licença pelas frestas das portadas de madeira. Saltava da cama e corria para a janela de onde avistava estes belos animais a dirigirem-se para o chafariz mesmo em frente a casa.

É fantástico que quando se é criança tudo nos parece mais belo e sempre diferente. Em 15 dias que passava na Reigada, todas as manhãs ia para a janela ver os rebanhos. Aquela alvorada fascinava-me.

Ao mesmo tempo, lá em baixo, no tanque as mulheres cantarolavam ao som da sua roupa a ser esfregada na pedra.

Toda aquela rotina era fantástica para uma criança que vivia na cidade. Desde sempre que me lembro destas actividades mas, mesmo assim ficava colado à janela.

Eram tempos fantásticos, eram tempos em que a família ainda em grande número se juntava. Cada dia que passa o sentimento de saudades, das noites antigas passadas dentro da lareira da sala de estar, das histórias que a minha avó contava ao serão, invade-nos o pensamento.

São estes sentimentos mágicos, estas as sensações únicas, que associo a esta aldeia que a minha avó me ensinou a admirar».

Com amizade,
M.C.

1 comentário:

Maria Clementina Libania Cunha disse...

Sensaçoes de outrora
Eu já tive todas essas sensações,são estes mesmos sentimentos magicos, esta saudade que transporta para a Reigada, quando vejo tudo isso.SAUDADES DAS BRINCADEIRAS NA ESCOLA, NA CASA DOS FREIRES E NA REIGADA TODA,eu tinha apenas nove anos.Estou no Brasil a 56 anos.Obrigada a M.C. pro esta mensagem tão linda.