terça-feira, 7 de abril de 2009

Filhoses [Filhós]


Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
1 colher (de café) de sal
1/4 litro de azeite
100 g de manteiga
2 colheres de sopa de aguardente
4 colheres de sopa de açúcar
1 laranja [sumo]
10 ovos
30 g de fermento de padeiro
1 copo de leite morno
óleo para fritar
açúcar branco para polvilhar

Preparação:
Comece por desfazer o fermento de padeiro num copo com leite morno, juntando-lhe um pouco de farinha até ficar uma papa, e deixe-o a levedar numa tigela. À parte, coloca-se a farinha num alguidar grande [considerando que a massa irá crescer muito], e junta-se-lhe uma pitadinha de sal. Abre-se uma cova no meio e deita-se aí o azeite aquecido com a manteiga [leve o azeite ao lume e assim que começar a ferver retire, junte a manteiga e verta-o sobre a farinha, tendo o cuidado de mexer com uma colher de pau para escaldar muito bem toda a farinha]. Depois, com as mãos e em movimentos de vaivém, esfarele todos os ingredientes muito bem para que não fiquem grumos. Quando tudo tiver um aspecto esfarelado, junta-se o açúcar, o fermento [que nessa altura duplicou de volume] e os ovos [previamente passados (com a casca) por água quente]. Podem juntar-se dois ovos de cada vez. Amassa-se muito bem juntando o sumo de laranja aquecido e a aguardente. Continue a amassar até obter uma massa macia. [Se necessário vá enfarinhando a mãos]. A massa ficará pronta quando começar a formar bolhas. [Note que, à mão, estas filhoses levam cerca de meia hora a amassar].

Polvilha-se a massa com farinha, tapa-se o cimo do alguidar com um saco plástico ou um pano branco, e depois embrulha-se o alguidar numa manta quentinha ou cobertor. Deixe a massa levedar durante quatro a cinco horas em lugar quente, resguardado de correntes de ar. Quando duplicar de volume estará pronta para fritar.

Depois da massa levedada, põe-se uma frigideira com muito óleo ao lume (deve ser abundante para as filhoses poderem flutuar) e deixa-se aquecer bem. Molham-se as mãos em óleo, tira-se um pouco de massa [do tamanho de um ovo], a qual, esticando, fica redonda, quanto mais redonda mais bonita!... A filhó ficará mais fina no centro e mais grossa nos bordos. Mergulhe-as no óleo a ferver, mas não demasiado quente, e com dois garfos dê-lhes um jeitinho a imitar uma flor.

Depois de fritas, escorrem-se as filhozes em papel absorvente e, ainda quentes, polvilham-se com açúcar branco.

1. - [Acompanhadas com queijo fresco, são uma delícia!]
2. - [Na Beira Interior usam muito as filhoses pelo Natal, Carnaval, Páscoa e pelos casamentos.]
3. - [Podem-se também polvilhar com uma mistura de canela e açúcar; ou ainda servir com uma calda de açúcar]

3 comentários:

Anónimo disse...

JÁ COMI DESSES FILHÓS. MINHA AVÓ
SEMPRE FAZIA NOS FINAIS DE ANO.
UMA DELICIA! AQUI NO BRASIL,
A GENTE SÓ OS ENCONTRA NAS CASAS
QUE VENDEM COMIDA TIPICA DE POR-
TUGAL.

luciana disse...

anonimo!!!!!
Se voce quiser saber realmente é delicioso, mais a minha avo tembem faz e eu ja tenho receita, mais ainda não tive a coragem de fazer. pois as coisas feitas pelas avôs fica muito mais gostosas.
ate mais .

Anónimo disse...

Eujá fiz esta receita e posso dizer que ficaram deliciosas, mesmo muito boas...Vou repetir!Obrigado pela receita.