sexta-feira, 24 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A descoberta começa aqui...
[Telefone: 271 311 188]. O Serviço de Apoio Domiciliário tem ajudado e muito a população mais idosa e carenciada do concelho, idosos que por vezes não têm familiares junto de si, que se recusam a deixar as suas casas mas a quem muitas vezes já lhes faltam as forças até para preparar uma refeição quente e nutritiva... [Mais aqui]
[No Serviço de Apoio Domiciliário pode solicitar: Cuidados de Higiene e Conforto Pessoal - Alimentação ao Domicílio - Limpeza e Arrumação do Quarto - Limpeza e Arrumação do Domicílio - Diligências ao Exterior - Serviços de Primeiros Socorros - Tratamento de Roupa - Passagem de Roupa a ferro e respectivo arrumo].
2 comentários:
Olá,
Encontrei este texto sobre o nome correcto da serra.
WIKIPEDIA - CURIOSIDADES
"O nome correcto da Serra é MOROFA e não MAROFA (etimologicamente: Mor - maior; ofa - monte). Nos escritos anteriores a 1900, a grafia que encontramos é MOROFA. As pessoas idosas da região dizem com graça que o nome da serra é Morofa e que Marofa é o nome do vinho e do queijo.
Em 1890 publicou-se um jornal em Figueira de Castelo Rodrigo cujo título era "Echos da Morofa". Actualmente publica-se um jornal com o título "Ecos da Marofa".
Há estudos sobre a designação correcta da serra da autoria de Dinis Cabral e de Anísio Soares. A questão acerca da designação correcta da serra surgiu de uma polémica entre um natural da região, Anísio Soares, (defendendo a grafia MOROFA) e um padre que para ali foi viver cerca de 1925 (padre Canário) que teimou que a grafia havia de ser MAROFA.
O diferendo chegou ao ponto de se inventarem "lendas" para justificar o nome incorrecto."
in Curiosidades: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Marofa
Lenda da Serra da Marofa:
Conta-se que uma família de judeus, cuja filha se chamava OFA, sendo expulsa do povoado de Castelo Rodrigo, foi viver para a Serra da Marofa.
A OFA cresceu e, um dia, um rapaz apaixonou-se por ela. Assim quando ele se ia encontrar com ela e alguém lhe perguntava onde ia, ele respondia, vou amar ofa.
Cmps,
MC
Enviar um comentário