Livros a um euro na Buchholz
terminam dia 19 de Dezembro
O enorme sucesso que a liquidação na livraria Buchholz, em Lisboa, está a ter impossibilita que a iniciativa se prolongue até ao final do mês como tinha sido avançado!
[A Buchholz, também conhecida como Livraria Alemã, está a fazer uma liquidação total dos stocks existentes com livros a partir de um euro porque, infelizmente, depois de declarada insolvente por sentença judicial a 22 de Janeiro deste ano, a famosa Livraria Buchholz acabou por fechar portas a 23 de Abril, colocando no desemprego nove funcionários].
1 comentário:
Para quem não souber, aqui segue um resumo da história da Buchholz:
Durante a Segunda Guerra Mundial, o livreiro Karl Buchholz abandonou uma Alemanha devastada pelo conflito e veio para Portugal. Abriu uma livraria em Lisboa.
A verdade é que ao longo de mais de 60 anos a Livraria Buchholz conquistou um lugar na cultura portuguesa. Frequentada pela elite intelectual lisboeta e por alguns curiosos, a Buchholz foi palco de tertúlias e, até 1974, a cave funcionou como galeria de arte.
Nos tempos em que o nome Fnac era apenas conhecido por ornamentar as camisolas do Benfica e em que a internet era ficção científica, a Buchholz era o local certo para encontrar livros estrangeiros.
Entretanto os tempos mudaram e nem o charme intimista do espaço pôde salvar a Buchholz. A 22 de Janeiro de 2009 foi declarada a insolvência e a 23 de Abril a livraria fechou as portas.
Durante o mês de Dezembro há liquidação total portanto, é apressar-se se quiser encontrar algumas pechinchas!
E o que é que isto tem a ver com a Reigada? Alguma coisa... Para além da autora deste blog adorar livros e ser fã da Buchholz, a reigadense Armandina viveu meia-vida como funcionária desta extraordinária livraria!
Enviar um comentário