Quarta-feira
2º
Temperatura vai baixar aos -6º e -7º negativos a partir de Domingo.
Previsão de 2º de máxima e NEVE para quarta-feira
[Ver aqui!]
Recomendações para vagas de frio intenso:
- Utilizar roupa quente suplementar;
- Cobrir a cabeça, utilizando chapéu ou gorro
- Proteger as mãos com luvas
- Utilizar calçado adequado para evitar perdas de calor;
- Manter-se activo, fazendo pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea;
- Beber bebidas quentes e comer refeições quentes;
- Tentar manter uma temperatura ambiente entre 20ºC e 25ºC;
- Vedar bem as portas e janelas;
- Manter-se atento aos avisos e recomendações das autoridades.
10 comentários:
É bom usar uma tela de proteção na lareira , por causa das fagulhas das brasas que podem ser jogadas para fora .
Menos mal. Na Guarda, HOJE, agora, neste instante, estão dois graus e para segunda-feira estão previstos 10 NEGATIVOS!!!!
Realmente , muito frio!!!Aqui onde moro por ser um país tropical, a temperatura mínima que chegou foram mais ou menos 9 graus positi-
vos.
Brrrrrrrrr!!!!!
Confesso que também não sei o que são 10 graus negativos, mas imagino que deve ser pior do que entrar para o congelador. [Acho que com tal temperatura nem o nariz punha fora da porta e, de certeza, que a lareira e os aquecedores não seriam poupados!]
rsssssssss
Gosto do seu senso de humor...!
A Protecção Civil alerta para a formação de gelo nas estradas de quase todo o país, sobretudo na madrugada de quarta-feira, recomendando cuidado na condução e o transporte de correntes de neve na viatura.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para as próximas madrugadas uma progressiva descida da temperaturas mínimas, que podem continuar a atingir valores abaixo dos zero graus.
Segundo o IM, as temperaturas baixas vão registar-se sobretudo na madrugada de quarta-feira, quando poderá ocorrer também precipitação, o que cria condições para a formação de gelo nas estradas em quase todo o país.
Face às previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomenda que seja dada especial atenção à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, e aconselha velocidades reduzidas.
A ANPC sugere também, em áreas afectadas por gelo ou neve nas estradas, o transporte na viatura e colocação nos pneus de correntes de neve sempre que as condições de circulação assim o justifiquem.
Os automobilistas devem seguir as indicações da ANPC e "não ignorarem eventuais cortes de estradas ou indicações de vias alternativas".
A Protecção Civil aconselha igualmente o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e contacto imediato com o 112 (número de emergência) sempre que surgirem sinais de hipotermia.
Se viajar para áreas onde é habitual a queda de neve ou formação de gelo nas estradas, a ANPC recomenda que deve fazer-se "munir de alimentos, água, roupa quente e de cores vivas, depósito de combustível cheio e lanterna".
A Protecção Civil chama ainda a atenção para os cuidados a ter com os aquecimentos em casa, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras em locais fechados e sem renovação de ar e com os aquecedores.
O Instituto de Meteorologia prevê uma melhoria do estado do tempo, com uma subida gradual da temperatura mínima, a partir da tarde de quarta-feira, apesar de estar previsto ainda muito frio para a próxima madrugada.
A meteorologista Maria João Frada disse à agência Lusa que a próxima madrugada ainda vai ser fria, mas a tendência é para melhorar a partir da tarde. "A próxima madrugada já não vai ser tão fria como a de hoje. Vamos ter uma mudança completa de cenário de hoje para amanhã", referiu.
De acordo com Maria João Frada, a partir da tarde de hoje vai registar-se um aumento de nebulosidade a começar pelo Sul, pelo Barlavento algarvio, zona de Sines, avançando essa nebulosidade gradualmente para Norte.
Chuva começa no sul e estende-se a todo o país
"Hoje, para o final do dia, no litoral a sul do Cabo Mondego já estamos a prever que haja precipitação. Uma vez que as temperaturas ainda estão muito baixas, é provável que essa precipitação seja sob a forma de neve em sítios onde não é habitual acontecer, como as serras de Monchique e de S. Mamede, que não têm altitude elevada", antevê a mesma especialista.
Segundo a meteorologista, na próxima madrugada e até ao final da manhã de quarta-feira está previsto que o nevão seja maior nas regiões Norte e Centro, onde a neve poderá cair com abundância.
"O ar que está sobre Portugal é um ar frio que vem do interior da Europa. Esse ar vai ser substituído gradualmente por ar do Atlântico, muito mais quente, o que faz com que as temperaturas subam significativamente", explica.
Não se esqueça que:
* O arrefecimento e o enregelamento podem ser responsáveis por lesões corporais graves ou muito graves, podendo vir a ser mortais;
* Áreas fechadas, com lareiras e braseiras, constituem risco acrescido de incêndios e intoxicações pelo monóxido de carbono;
* Em caso de mal-estar atribuível ao frio, deve consultar o médico.
[Dicas: Vestir várias camadas de roupa é melhor do que só uma peça, mesmo com tecido grosso, porque o ar entre as várias camadas funciona como isolante e ajuda a manter a temperatura. (As roupas muito justas ou que façam transpirar são desaconselháveis). Se apanhar chuva, tente mudar de roupa o mais rápido possível. (As meias, ou outras peças, molhadas dificultam manter-se quente). Coma com mais frequência e encurte as horas entre refeições. Opte por sopas e bebidas quentes (leite, chá). Se a sua saúde o permitir, ingira alimentos mais calóricos como chocolate e frutos secos. Aplique creme hidratante nas áreas mais expostas ao frio.]
Enviar um comentário