terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Filhós de Floreta

São deliciosas ainda quentes e enchem a casa com cheiro de Natal!

Ingredientes e Preparação:
Deite 2 ovos numa tigela funda, junte 2 colheres de sopa de açúcar e uma chávena de leite arrefecido, no qual se ferveu 2 cascas de laranja. Adicione, mexendo, 1 chávena de farinha previamente peneirada com um pouco de sal. Introduza o ferro para as filhós no óleo quente e deixe aquecer bem. Escorra o ferro e pouse-o rapidamente sobre papel absorvente. Mergulhe o ferro no polme de modo a que este adira só aos lados do ferro. Não deixe o polme cobrir a parte superior do ferro. Introduza o ferro imediatamente no óleo quente e assim que a roseta se soltar do ferro vire-a para alourar do outro lado. Escorra sobre papel absorvente e polvilhe com açúcar e canela. Muito bons servidos com chá quente em frente à lareira. [Fonte:  "Colher de Pau"]

2 comentários:

Anónimo disse...

Receita do Chefe António Silva:

«300 g de farinha de trigo;
0,5 l de leite;
3 ovos;
3 gemas;
sumo e raspa de 1 laranja;
1 colher (sopa) de açúcar;
60g de margarina;
açúcar e canela para polvilhar; molho de calda dos sonhos para servir à parte;
óleo para fritar.

É necessário ainda um dos ferros-forma para estas filhós.

Deite a farinha numa malga e abra-lhe uma cavidade ao centro. Deite aí o açúcar, os ovos e as gemas, a raspa e o sumo de 1 laranja e comece a mexer no meio, envolvendo a farinha. Vá juntando o leite frio, em fio, mexendo sempre. Passe depois por um passador. Seguidamente, derreta a margarina e junte-a ao preparado mexendo tudo muito bem.

Modo de fritar as filhós:
Deite num tacho fundo uma porção abundante de óleo e leve ao lume. Logo que esteja bem quente, mergulhe a forma no óleo para aquecer. Quando estiver bem quente, retire-a e mergulhe-a na massa mas sem atingir os bordos. Tire-a com cuidado e mergulhe-a totalmente no óleo quente, retirando-a poucos segundos depois e logo que a massa descole do ferro. Deixe fritar perto de um minuto, vire-a depois e frite-a mais alguns segundos. Retire com uma escumadeira e escorra-a. Vá repetindo esta operação enquanto houver massa. Por fim, sirva as filhós polvilhadas com açúcar e canela e com o molho indicado, à parte.

NOTA: Alguns instantes depois de mergulhar a forma com a massa no óleo, a filhós descola-se da forma; convém não lhe mexer de imediato para não a deformar. O óleo deve estar quente mas não em demasia.»

Imóveis à venda disse...

Conheça o melhor site de imóveis do litoral de são paulo. Acesse www.IMOVEISAVENDA.net e saiba mais!!