quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Oliveiras

Raiz: As raízes poderosas e compridas da Oliveira podem chegar a uma profundidade de 6 seis metros, através do qual têm sempre a possibilidade de obter água para o seu desenvolvimento.

Tronco: A madeira é de crescimento lento, mas a árvore (dependendo da variedade) pode chegar a atingir os 20 metros de altura e mais de mil anos de longevidade. As árvores selvagens são mais baixas que as plantadas. As oliveiras em olivais são podadas para se manterem pequenas de forma a que a colheita da azeitona seja facilitada. Em Azeitão, Portugal, há Oliveiras vindas do Alqueva datadas de 300 a. C.

Folha: A Oliveira é uma planta de folha perene semidecídua, o que significa que nunca perde totalmente a sua folha; em vez disso, as folhas mais velhas vão caindo ao longo do ano. As folhas pequenas, simples e luzidias são verde acinzentadas na frente e de um cinzento prateado e brilhante por trás. Estas são estreitas, pontiagudas e simples. Na parte de trás têm pequenos pelos, que protegem a árvore da desidratação recapturando a água e conduzindo-a de novo para a folha.

Rebentos e flores: Dependendo da área em que se encontram, as oliveiras florescem entre o fim de Abril e o princípio de Junho em cada inflorescência encontram-se entre 10 e 40 flores. As flores brancas ou amarelas compõe-se de 4 sépalas e 3 pétalas crescidas. Sendo submetida a falta de água ou de nutrientes cerca de 6 semanas antes da flor, a colheita é reduzida uma vez que o número de flores é reduzido e estas não produzirão fruto. As flores são polinizadas pelo vento

Fruto: A partir da flor forma-se depois da polinização o fruto: a azeitona. Quanto mais escura, constata-se que mais tempo ela ficou no pé. A azeitona possui as seguintes vitaminas: A, C, B1 e B2. Possui também sais minerais, tais como, fósforo, potássio, sódio e silício. É um alimento muito calórico, sendo que 100 gramas de azeitona possui, em média, cerca de 145 calorias. Antes de estar própria para consumo, a azeitona precisa de ser processada.

A árvore atinge o ponto de produção óptimo com cerca de 20 anos.

7 comentários:

Anónimo disse...

A oliveira é tida como simbolo da paz e progresso!

Anónimo disse...

MITOS E LENDAS:
Desde sempre, a oliveira tem estado associada a práticas religiosas, a mitos e tradições, a manifestações artísticas e culturais, a usos medicinais e gastronómicos. Na antiga Grécia, as mulheres, quando queriam engravidar passavam longos períodos de tempo à sombra das oliveiras. Da madeira das oliveiras faziam-se ceptros reais e com o Azeite ungiam-se monarcas, sacerdotes e atletas. Com as folhas faziam-se grinaldas e coroas para os vencedores.

A oliveira era considerada símbolo de sabedoria, paz, abundância e glória.

Anónimo disse...

Por volta de 3000 antes de Cristo, a oliveira era já cultivada por todo o “Crescente Fértil”. A dispersão desta cultura pela Europa mediterrânica ter-se-á ficado a dever aos gregos.

Os gregos e os romanos, grandes entusiastas e produtores de Azeite, eram igualmente pródigos a descobrir-lhe aplicações e, não contentes com as múltiplas utilizações que lhe davam na cozinha, utilizavam ainda o Azeite como medicamento, unguento ou bálsamo, perfume, combustível para iluminação, lubrificante de alfaias e impermeabilizante de tecidos.

Mais tarde, a cultura do olival espalhou-se pela bacia do Mediterrâneo e, com as expedições marítimas dos portugueses e espanhóis, a oliveira acabou por navegar até às Américas. Depois, onde as condições climatéricas lhe foram favoráveis, foi-se propagando um pouco por todo o mundo.

Anónimo disse...

AZEITE - DICAS:

1. Para que o azeite não fique rançoso, coloque um pouco de açúcar no recipiente em que você guarda o azeite.

2. Se você colocar ervas aromáticas, como orégão, alecrim etc, no azeite, obterá um ótimo tempero para saladas.

3. Guarde as azeitonas na geladeira dentro de uma vasilha coberta com água filtrada, sal e uma gota de azeite. Assim, as azeitonas não ficam rançosas.

4. Coloque algumas azeitonas pretas, furadas com um garfo, e um pouco de alho socado num vidro com óleo comum de cozinha e deixe na geladeira por alguns dias. O óleo ficará com sabor de azeite de oliva. Ou, ainda, quebre os caroços de azeitona, coloque num recipiente com óleo e deixe durante três meses.

Anónimo disse...

Azeite de Oliva – O azeite de oliva, um dos ingredientes mais consumidos pelos povos mediterrâneos, contém gorduras e antioxidantes fundamentais para a saúde e a beleza. Obtido pela pressão de azeitonas, o azeite contém vitamina E, que ajuda a manter a pele sem rugas e os cabelos brilhantes. O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, que possuem propriedades anticancerígenas, reduzindo a pressão sangüínea e prevenindo o diabetes.

Aldeia da Reigada disse...

Gostei, especialmente das dicas.

Maria Clementina disse...

Azeitona,verde ou preta é boa para
o coração,ossos e dentes,alem de combater o colesterol ruim e previne cãimbras.
Contem as vitaminas A,E e algumas do complexo B.
Para o hipertenso,deve lavar umas tres vezes para tirar o sal.