segunda-feira, 20 de julho de 2009

Balanço


O blog Aldeia da Reigada foi, até agora, um projecto pessoal e independente concebido, produzido, fotografado e editado por um só autor [sem qualquer participação e/ou apoio da Junta de Freguesia ou do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, como alguns pensam].

Seis meses depois da criação do blog Aldeia da Reigada, o que começou por ser um álbum de fotografias do nevão de 9 de Janeiro e, um pouco mais tarde, uma decisão/determinação de combater o isolamento agravado da aldeia desde que passou a ser um mero entroncamento na estrada nova que liga Almeida a Figueira de Castelo Rodrigo e colocar a Reigada no mapa virtual de pesquisa da worldwide web, [preservando, em simultâneo, o registo das raízes e identidade do património da aldeia], ganhou proporções inesperadas pelo impacto que este teve junto da comunidade de emigrantes no Brasil, Alemanha, França, etc, bem como de muitos residentes em Portugal com ligações à Reigada. A elevada média de visitas colocou o Aldeia da Reigada entre os 700/800 blogs portugueses mais visitados, [hoje em 704º lugar] consequentemente com responsabilidades cívicas e de cidadania acrescidas.

Não obstante, cerca de 300 fotografias e duas mil duzentas e setenta e oito visitas depois, o blog da Aldeia da Reigada continua a não ter qualquer importância [muito menos relevância] para a quase totalidade dos habitantes da Reigada. Mais. Apesar de muitos assumirem a sua condição de infoexcluidos são exactamente muitos desses os piores críticos deste blog, o que só confirma que a interioridade associada ao entroncamento rodoviário têm vindo a agravar no tempo a dificuldade em acrescentar horizontes a uma aldeia onde ainda é possível, por exemplo, ouvir um comerciante local afirmar que quem não é de cá não faz cá falta. O que nos remete de imediato [de um modo irónico, claro] para aquele verso de Fernando Pessoa: Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo. Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer. Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não, do tamanho da minha altura...

Assim, a decisão de encerrar a página, cumprido que estava o objectivo de preservar a memória colectiva da aldeia no seu essencial e já ultrapassado o facto de a Reigada ser a aldeia não turística com mais fotografias na worldwide web, surgiu como algo natural, mas... esbarrou em comentários, vários telefonemas e, sobretudo, muitos emails de pessoas que pediam a sua continuidade; bem como nas supra-citadas responsabilidades cívicas e de cidadania. Até que o adiar do seu fim passou a ser séria e ponderadamente reequacionado após dois apoios irrecusáveis.

Dito isto, tenho a honra e o prazer de anunciar que o blog Aldeia da Reigada ganhou um novo fôlego e de agora em diante ganhou também o contributo e o olhar personalizado sobre a aldeia dos membros de duas ilustres casas da Reigada, o que vai enriquecer enormemente esta página!

Uma colecção muito interessante de fotografias antigas da Reigada (muitas delas com cerca de 100 anos) - propriedade da família Castro Solla - a partilhar com todos os interessados através do blog é a primeira de muitas surpresas a acontecerem por aqui em breve! Encerra-se, pois, um ciclo e ínicia-se outro. Fique atento.

7 comentários:

Anónimo disse...

Visitar esta página já entrou na minha rotina e todas as manhãs dou uma passada por aqui a ver se tem algo novo. PARABÉNS por todo esse trabalho.

Anónimo disse...

referente à Reigada: " os melhores
perfumes estão nos menores frascos"!

Anónimo disse...

Queria pedir aos reigadenses residentes na Reigada , (esse pedido não são para todos!)que não
guardasse rancor em seus corações com relação aos seus irmãos reigadenses que emigraram para outros locais.Com certeza a Reigada ainda está em seus corações!E ela não foi apagada das suas memórias! O motivo pela qual
os fizeram emigrar , não compete a nós julgar!

Armandina disse...

Fico muito feliz em saber que afinal este blogue vai continuar.
Seria de lamentar que um trabalho tão bom morresse quando ainda esta no seu melhor.
O meu obrigada a todos, os que de alguma maneira contribuíram para que seguisse em frente.
Muitos parabéns ao técnico.
Força.

Aldeia da Reigada disse...

Obrigada a todos, que enviaram emails, telefonaram ou de algum modo me fizeram chegar o seu incentivo à continuação do Aldeia da Reigada e a todos os que o visitam regularmente.

Um blog português integrar a «Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!» também é muito simpático.

Anónimo nº3: Não creio que algum reigadense guarde rancor aos que emigraram, julgo que são e serão sempre todos sempre benvindos à terra.

Armandina: Já me chamaram muita coisa, mas técnico é inédito :)
Obrigada pelo incentivo.

Viva disse...

Ainda bem que continua.
Já mandei a indicação do blog para uns amigos na Finlândia e para os de cá também.
Sabe que às vezes as pessoas não dão valor ao que se encontra muito perto dos olhos...a tal cegueira!
Parabéns!

Ana Figueiredo disse...

Só descobri o blog hoje mas acho lindamente que continue, e talvez venha a contribuir tb com informações e/ou fotos da bela Reigada.
Desta que se assina: Ana (Belinha) Figueiredo